TAP Portugal  
 
 
 
 
 
 
campanha_Madrid

Ano El Greco

 

Só há uma maneira de comemorar o ano do El Greco

Começaram a 14 de janeiro as comemorações do ano El Greco.

Exposições em Madrid e Toledo celebram os 400 anos da morte de Doménikos Theotocópulos, El Greco, e darão destaque à obra e vida do pintor. 
 
A exposição principal, El Griego de Toledo, tem como objetivo dar a conhecer a vida do autor, enquanto a exposição no Museu do Prado, intitulada El Greco y la Pintura Moderna, focará as inovações produtivas introduzidas pela oficina de El Greco e a influência do artista em pintores como Picasso, Pollock ou Bacon. 
 
Marque já a sua viagem e comemore o ano do El Greco com a TAP!

 

Madrid Partida de Portugal Continental e Ilhas
 

EL GRECO

PERCURSO PELAS OBRAS DE EL GRECO
 

Este ano comemora-se o IV centenário do falecimento de El Greco.

Nascido em Creta em 1541, Doménikos Theotokópoulos viajou para Madrid em 1577 e depois para Toledo, onde viveu e trabalhou o resto da sua vida, sendo assim conhecido como “o Grego de Toledo”.

No percurso pela obra de El Greco em Toledo, não pode faltar o Museu do Greco, em pleno bairro da Judiaria, onde poderá contemplar algumas das suas telas mais conhecidas como “As lágrimas de São Pedro”, “O retábulo de São Bernardino” ou “Vista e plano de Toledo”. Outros monumentos e museus que contêm obras de El Greco são a Igreja de Santo Tomé, o Convento de Santo Domingo el Antiguo, o Hospital Tavera, a Sacristia da Catedral, a Capela de San José e o Museu de Santa Cruz.



 

 

Madrid

Madrid, capital de Espanha, é uma cidade cosmopolita que combina as infraestruturas mais modernas e a sua condição de centro económico, financeiro, administrativo e de serviços com um imenso património cultural e artístico, legado de séculos de história apaixonante.

Madrid conserva um dos centros históricos mais importantes entre as grandes cidades europeias, que se funde harmonicamente com as mais modernas e confortáveis infraestruturas turísticas.

Com mais de uma trintena de museus e com o “triângulo da arte” do Paseo del Prado como referência, Madrid afirma-se como destino cultural por excelência. Os dias de compras fazem parte da rota turística, sendo Madrid o 2º melhor destino de compras da Europa.

Falar em Madrid é falar da hospitalidade do seu povo, cidadãos abertos e dedicados ao visitante a quem vão mostrar o melhor da capital: o estilo de vida madrileno.

Onde fica?

Encontra-se estrategicamente situada no centro geográfico da península Ibérica, a 646 metros de altitude sobre o nível do mar.

Como chegar?

A TAP Portugal tem voos diretos e diários desde Lisboa e do Porto.

Que visitar?

- Plaza Mayor;
- Parque de El Retiro;
- Puerta de Alcalá;
- “Paseo del Arte“.

Três das mais importantes pinacotecas do mundo encontram-se em Madrid. O Museu del Prado, o Museu Thyssen-Bornemisza e o Museu Nacional Centro de Arte Reina Sofía são os vértices do denominado triângulo da arte. Nas suas salas podem-se contemplar os mestres mais importantes: Goya, Velázquez, Picasso, Monet, Degas, Dalí, Rembrandt.

Os museus estão localizados numa zona privilegiada com edifícios emblemáticos como o CaixaForum que apresenta uma extraordinária oferta cultural, social e educativa, onde o visitante pode usufruir de exposições, workshops, conferências, cursos e concertos. 

 

 

Toledo

Situada no centro da península a somente 70 quilómetros de Madrid.

Toledo, conhecida como “cidade das três culturas” devido à convivência secular entre cristãos, árabes e judeus, conserva dentro das suas muralhas um legado artístico e cultural em forma de igrejas, palácios, fortalezas, mesquitas e sinagogas.

O seu centro histórico, declarado Património da Humanidade pela UNESCO, leva-nos a outra época, sendo que conserva o mesmo traçado desde a Idade Média.

Este centro histórico está repleto de lojas tradicionais com lembranças e produtos típicos (damasquinos, espadas, facas, cerâmica, maçapão, etc...). Poderá encontrá-los, sobretudo, nos arredores das zonas monumentais como a Catedral, o Alcácer ou a Judiaria. A rua de Santo Tomé e a sua zona envolvente, bem como o bairro da Judiaria e a rua Comercio, que parte da Plaza de Zocodover, são as ruas principais nas quais poderá encontrar estas lojas.

Como chegar:

A TAP Portugal tem voos diretos diários desde Lisboa e do Porto. Desde Madrid é muito fácil chegar a Toledo de comboio, autocarro ou de carro pela A42. A opção mais cómoda é o comboio: desde a estação de Atocha demoram-se somente 25 minutos e saem comboios a cada hora.