TAP Portugal  
 
 
 
 
 
 
perdiz

Gastronomia a Bordo

Desfrute do melhor da cozinha Portuguesa, Brasileira e Internacional ao viajar em tap|executive.

     
 
 

Novos Menus

Descubra um novo mundo de sabores com a tap|executive

Ao viajar em tap|executive queremos que a sua viagem seja uma experiência única, exclusiva e memorável.

As novas ementas têm por base a forte valorização dos produtos, sabores e tradições portuguesas, por forma a reforçar a imagem da TAP na promoção dos produtos nacionais.

As sobremesas manter-se-ão com forte cunho da doçaria tradicional, opção de prato de queijos, fruta fresca da estação.

Gastronomia Gastronomia Gastronomia
Gastronomia de raízes portuguesas com ingredientes frescos e saudáveis
A típica cozinha Portuguesa, reinterpretada pelo Chef Vítor Sobral de forma contemporânea, criativa e sofisticada casa tradição com modernidade, numa vasta seleção de pratos com os nossos melhores peixes, aves, carne e pratos típicos.
Para  iniciar a refeição, os novos amouse-bouche com frutos secos e sementes torradas.
Uma seleção de seis novas sopas, um ícone no serviço de bordo de longo curso, com deliciosas guarnições.
Nas guarnições para saladas, uma amostra generosa de produtos de altíssima qualidade
como perdiz de escabeche, camarão marinado, bacalhau confitado e salada de trigo, entre outros. 
Tudo complementado por Chutneys ou vinagretes pensados para a guarnição selecionada.
Seis novas sobremesas e o tradicional vinho do Porto. 

Novo pequeno-almoço
Para um despertar em grande estilo, oferta de pequeno-almoço composto de prato de carnes frias e queijos variados, frutas frescas, iogurte e cesto de pães. Seleção de chás, cafés e sumos. 

Novo Snack
Refeições leves compostas por uma variedade de quiches, empadas, saladas, fruta fresca e sobremesa doce.

Creme de Grão

Ingredientes (10 pessoas)

Guarnição

Laranja degomada 5 unidades
Ovas de salmão 1 embalagem
Pimenta de Sishuan q.b.
Hortelã em juliana 2 colheres sopa
Azeite virgem extra q.b. 
Flor de sal q.b.

Envolva todos os ingredientes e guarneça a sopa no momento de servir.

Creme

Grão de bico cozido 800 g
Cebola em cubos 200 g
Alho laminados 4 dentes
Aipo em cubos 200 g
Azeite virgem extra 0.5 dl
Caldo de galinha 2l
Sal marinho tradicional q.b.

Junte o grão e o caldo de galinha, deixe ferver. Tempere com sal marinho, triture o preparado e passe por um passador chinês.
 

Bebidas

A TAP disponibiliza uma vasta seleção de bebidas espirituosas, além da carta de vinhos com representantes das regiões produtoras do Douro, Dão, Bairrada e Alentejo, cuja riqueza e excelência contribui para a divulgação do nome de Portugal.

Também são oferecidos sumos de frutas tropicais, cafés incluindo o “expresso” e chás variados.

A carta de vinhos TAP é resultado de uma criteriosa seleção feita por um painel de conceituados especialistas portugueses como João Paulo Martins, David Lopes Ramos, Manuel Gonçalves da Silva, Maria João de Almeida, Luis Antunes e o brasileiro Dânio Braga.

Três vinhos portugueses servidos a bordo dos nossos aviões foram distinguidos pela revista norte-americana "Global Traveler" como dos melhores servidos por companhias aéreas de todo o mundo.

Logo

 

Os vinhos portugueses premiados servidos a bordo da TAP foram o “Casa de Santar Reserva 2007”, D.O.C. Dão, eleito o melhor vinho tinto servido em Classe Executiva, o “Luís Pato 2010”, que arrecadou o terceiro lugar no ranking dos melhores vinhos espumantes e o "Paulo Laureano Reserve 2010 Branco, D.O.C. Alentejo", considerado o quarto melhor  vinho branco servido a bordo.

Mais informações sobre o concurso “Wines on the wing 2011” estão disponíveis aqui.

 

 

 

 

 

 

NOTA: A TAP poderá limitar ou proibir o consumo de álcool a bordo das suas aeronaves. O consumo de qualquer bebida alcoólica levada para a aeronave por passageiros é proibido.

 

Os Chefs

Vítor Sobral - Consultor Gastronómico

Autor de uma cozinha característica, mistura nos seus pratos os ingredientes tradicionais, como o azeite e as ervas aromáticas, numa busca constante de novas experiências.

Vítor Sobral alia uma grande criatividade ao domínio absoluto das técnicas culinárias sem esquecer a componente artística.

A sua cozinha é muito ancorada na valorização dos produtos, sabores e tradições portuguesas que defende com paixão e de que tem sido embaixador. Uma cozinha criativa, séria e sólida, que tem cores, aromas e sabores que nos remetem para as nossas melhores tradições, sem esquecer os contributos que nos chegam de África, Brasil e outras paragens.

A cozinha de Vítor Sobral casa tradição com modernidade, embora sem ceder a modas fugazes. Tem um sentido estético, mais depurado, que lhe dá um cunho muito pessoal e distinto.

Uma procura bem sucedida e que lhe valeu distinções como a de Chef do Ano de 1999, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia e a do grau de Comendador da Ordem do Infante D. Henrique.

A par da sua atividade como Chef de Cozinha e Consultor Gastronómico, exerce também funções de docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, tem vários livros publicados e é presença assídua em eventos gastronómicos internacionais e publicações de renome como o NY Times. Chef premiado nacional e internacionalmente.

Dânio Braga - Consultor Gastronómico

Para traduzir a enorme diversidade de ingredientes e influências culinárias presentes na gastronomia brasileira, a TAP convidou o Chef Dânio Braga para criar um menu especial para si.

Este premiado Chef é membro da associação “Ordre de Coteaux de Champagne" em Reims e diplomado pela “Associazione Italiana di Sommeliers”, sendo igualmente um dos mais premiados Chefs do Brasil e uma referência gastronómica entre os críticos.

Fundador da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança e da Associação Brasileira de Sommeliers, foi eleito Personalidade Enológica em 1992.

Foi também consagrado pela revista Prazeres da Mesa, a revista de gastronomia mais importante do Brasil, como Personalidade Gastronómica do ano de 2006.

Atualmente, Dânio Braga é um prestigiado Consultor Gastronómico, exercendo a sua atividade junto de restaurantes e empresas no Brasil e outros países.

 

Prato da Boa Lembrança

Quando temos uma experiência inesquecível gostamos de a guardar - é esse o propósito do Prato da Boa Lembrança.

Quando visitamos um lugar diferente, conhecemos alguém interessante ou assistimos a um filme genial, gostamos de guardar um souvenir, seja uma fotografia, um cartão ou bilhete usado. É uma forma simples de nunca esquecer bons momentos. Por que não fazer isso quando provamos um prato criativo e bem preparado?

A ideia foi de Dânio Braga, em março de 1994, fundador e vice-presidente da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança. Inspirado pelos costumes que trouxe da região onde nasceu, a Emilia Romagna, e de Parma, sua cidade natal, Dânio resolveu estimular, no Brasil, o hábito de se levar uma lembrança simpática depois de uma boa refeição. Aliás, mais do que um simples souvenir, uma peça de arte, digna de ser colecionada - O Prato da Boa Lembrança.

A Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança conta hoje com 93 casas associadas e a TAP. 

Ao escolher o Prato da Boa Lembrança da TAP, leve para casa uma interpretação humorada em cerâmica da receita exclusiva.

 

2009

2010

2011



2012

 

2013


2014

Na TAP, o Prato da Boa Lembrança 2014 – “Tachinho de Vitela” - está disponível em rotas selecionadas, que mudam a cada mês. Veja em que rotas poderá encontrá-lo:

2014 JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ
Recife             X  
  
   
Belo Horizonte           X           
  X
Brasília       X     
        X
Porto Alegre     X                X    
Rio de Janeiro X                X        
Guarulhos / Viracopos   X                 X      
Manaus / Belém             X          

 

Saiba mais sobre a Boa Lembrança.