TAP Portugal  
 
 
 
 
 
 
cadeira_rodas

Cadeiras de Rodas

A TAP presta assistência a passageiros com mobilidade reduzida.

     
 
     
AVISO:
As reservas destes serviços têm de ser feitas até 48 horas antes da viagem. Caso contrário, não podemos garantir a sua prestação.

A assistência mais adequada à sua condição

Queremos proporcionar-lhe toda a atenção necessária para assegurar uma viagem confortável.

Para isso, oferecemos-lhe várias possibilidades para ultrapassar as dificuldades e encurtar as distâncias dentro do aeroporto.

Consegue chegar até à porta de embarque? Consegue subir degraus? Consegue mover-se de forma autónoma na cabine? Descrição
   O maior obstáculo é o percurso no aeroporto. Após pedido na reserva, será disponibilizada uma cadeira de rodas que o levará até à porta de embarque. Dedicado especialmente a passageiros com dificuldades a subir e descer escadas. Após pedido na reserva, será disponibilizada uma cadeira de rodas que o levará até à porta do avião.
   Dedicado especialmente a passageiros com dificuldades a subir e descer escadas. Após pedido na reserva, será disponibilizada uma cadeira de rodas que o levará até à porta do avião.
   Dedicado a passageiros com um elevado grau de incapacidade de locomoção. Após pedido na reserva, será disponibilizada uma cadeira de rodas que o levará até ao seu lugar no avião.

Preparação da viagem

Como reservar?

Caso tenha dificuldades motoras e necessite de assistência, deverá informar-nos através da nossa Central de Reservas ou do seu agente de viagens. Não é possível efetuar este tipo de reservas online.

Deve indicar-nos qual o tipo de assistência que necessita para que lhe possamos prestar o apoio mais adequado.

Para seu conforto e segurança, aconselhamos os passageiros com dificuldades motoras a viajar acompanhados, pois deve considerar as limitações da assistência a bordo. Contudo, se o passageiro é autónomo e pretende viajar sozinho, poderá fazê-lo.

Check-in

Utilize os nossos serviços de check-in online e mobile, na maioria dos casos disponíveis desde 72 horas antes da partida. Saiba como fazê-lo aqui.

Embora faça o seu check-in online, o seu cartão de embarque só poderá ser levantado num balcão de check-in no aeroporto, a fim de assegurarmos uma boa coordenação da sua assistência.

Como é prestada a assistência?  

No aeroporto

Os nossos serviços dar-lhe-ão todo o apoio necessário para que a sua viagem decorra sem obstáculos, de acordo com a sua solicitação na reserva. Uma vez no aeroporto, dirija-se ao balcão de check-in. 

Em Lisboa pode encontrar-nos na área das Partidas do Terminal 1, nos balcões dedicados a assistências especiais. Se é passageiro TAP/Star Alliance Gold ou viaja em Classe Executiva, utilize os nossos serviços de check-in na área Premium.

Recomendamos que chegue com antecedência suficiente:

Voos Hora aconselhada Hora limite
Intercontinentais 3h antes da partida 1h30 antes da partida
Europa 2h antes da partida 1h30 antes da partida

Os nossos colaboradores irão acompanhá-lo até à porta do avião.

A bordo

Durante o voo, a nossa tripulação está disponível para o apoiar no processo de embarque/desembarque, acomodação a bordo e para lhe providenciar qualquer informação que precisar. Contudo, não o poderemos auxiliar com os seus cuidados pessoais, nem levantar, carregar ou alimentar os passageiros.

Caso seja necessário, a TAP disponibiliza cadeiras de rodas a bordo dos voos de longo curso, especialmente concebidas para circular nos corredores estreitos, para facilitar a mobilidade na cabine.

À chegada

No seu aeroporto de transferência ou destino, os nossos colaboradores irão recebê-lo à aeronave para o acompanhar durante todo o processo: controlo de fronteira, recolha de bagagem, alfândega.

Pretende viajar com a sua própria cadeira de rodas?

Caso queira viajar com a sua cadeira de rodas, poderá fazê-lo. Cada passageiro pode transportar gratuitamente até duas cadeiras de rodas no porão. Contudo, a sua aceitação está dependente de algumas condições.

Deve informar-nos até 48 horas antes da partidaque pretende transportar uma cadeira própria e, no ato da reserva, deverá ser indicado se a cadeira é manual ou elétrica. Nest caso, deve também informar qual o tipo de bateria e respetivas especificações. Para evitar possíveis curto-circuitos, as baterias terão sempre de ser devidamente protegidas e acondicionadas, devendo ser desligadas previamente e cobertos os seus terminais com material isolante.

As cadeiras elétricas não poderão ser transportadas até ao avião. Caso necessite, forneceremos uma cadeira manual de substituição no check-in, de forma a garantir todo o conforto.

É importante que nos informe, no ato de reserva, do tipo de bateria da sua cadeira, para que possamos tomar todas as medidas necessárias para transportá-la de forma segura e adequada.

Legislação

Regulamento 1107/2006

Regulamento 1107/2006 - Direitos das pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo

Voos de e para os EUA

A TAP é abrangida pelo regulamento dos EUA para a não discriminação com base a deficiência em todos os seus voos de e para este país.

Está disponível para consulta uma cópia deste documento nos balcões dos Aeroportos de Lisboa, Porto, Newark e Miami. Pode também ser pedida uma cópia da disposição diretamente junto ao Departamento de Transportes dos EUA (US Department of Transportation):

  • Por telefone dentro dos EUA, através da linha gratuita para passageiros com deficiências: 1-800-778-4838 (idioma) ou 1-800-455-9880 (TTY);
  • Por telefone junto da divisão de Proteção do Consumidor da SAviação (Aviation Consumer Protection Division): 202-366-2220 (idioma) ou 202-366-0511 (TTY);
  • Por escrito, junto à divisão de Proteção do Consumidor da Aviação:

Aviation Consumer Protection Division C-75,
U.S. Department of Transportation
1200 New Jersey Ave., SE., West Building, Room W96-432
Washington, DC 20590, EUA

* DOT, 14 CFR Part 382 ACAA, "Nondiscrimination on the Basis of Disability in Air Travel; Final Rule"