TAP Portugal  
 
 
 
 
 
 
Informação sobre Bilhetes

Informação sobre Bilhetes

Consulte aqui os vários tipos de bilhetes TAP, tarifas e taxas de voo.

     
 
 

Alterações e Cancelamentos

De momento não é possível alterar ou cancelar uma reserva através do site TAP. Se desejar fazê-lo, por favor contacte o escritório TAP mais próximo.

As alterações e cancelamentos estão sujeitos às condições da tarifa adquirida. Caso tenha adquirido tarifas diferentes nos diversos percursos da sua viagem, lembre-se que as regras relativas a alterações e cancelamentos se aplicam por percurso, podendo ser diferentes consoante o percurso que pretende alterar.

Algumas tarifas podem envolver penalizações para efetuar alterações ou cancelamentos, não ser reembolsáveis ou não permitir alterações. As condições da tarifa ou tarifas que adquiriu estão disponíveis ao fazer a sua reserva online, na página de compra, antes de concretizar a aquisição do seu bilhete.

Se, no entanto, não sabe as condições da sua tarifa ou tarifas, ou tem dúvidas, por favor contacte o escritório TAP mais próximo de si.

 

Bilhetes

E-Ticket (Bilhete Eletrónico)

A TAP apenas emite bilhetes eletrónicos. Com um e-ticket não perde tempo. Um e-ticket é tão fácil de reservar, alterar e pagar como um bilhete em papel.

Após concluir a reserva da sua viagem, receberá por e-mail o comprovativo da mesma e da emissão do e-ticket.

 

Formas de Pagamento

Para reservas online

Se fizer reserva online, pode utilizar um dos seguintes cartões de crédito:

  • Visa
  • MasterCard
  • American Express 
  • Diners
  • UATP

O sistema MBNet também está disponível para Portugal. O débito ao cartão de crédito que indicar para pagamento, será imediato.

Será cobrado um adicional de €4 por bilhete, nos pagamentos efetuados com cartão de crédito no site de Portugal.

Reservas online a menos de 24 horas do voo poderão não ser aceites através do canal de vendas web. Para mais informações contacte a TAP.

É seguro pagar com o meu cartão online?

Este site tem um mecanismo de deteção e prevenção de ações indiciadoras de fraude que permite:

  • verificar a autenticidade dos pagamentos efetuados on-line
  • salvaguardar a integridade e segurança dos dados dos clientes
  • proteger a identificação dos clientes.

Tecnologia SSL

A segurança é garantida através da tecnologia SSL (Secure Socket Layer) que cifra as comunicações produzidas entre o seu computador pessoal e o nosso servidor para que as mesmas não possam ser intercetadas.

A companhia aérea reserva-se no direito de recusar o transporte de passageiros e bagagens sempre que a transação seja considerada ilícita ou a compra tenha sido efetuada através de um agente não autorizado pela TAP Portugal.

Todas e quaisquer atividades consideradas de carácter ilegal serão de imediato reportadas às autoridades competentes.

3D Secure

O 3D Secure é um protocolo de comunicação que foi desenvolvido para melhorar a segurança de pagamentos na Internet e possibilitar a autenticação do proprietário do cartão de crédito junto do banco emissor.

Ao efetuar um pagamento numa loja virtual, é acionado um processo que verifica se o cartão utilizado é válido. Caso seja, os sistemas de segurança associados ao protocolo 3D Secure, verificam a identidade do cliente, recorrendo em tempo real ao Emissor do Cartão de Crédito. Este valida a identidade do cliente e informa o sistema do comerciante que o cartão utilizado para pagamento é legítimo.

O objetivo é beneficiar todos os participantes, reduzindo a probabilidade do uso fraudulento de cartões de crédito e melhorando o desempenho da transação.

Este protocolo é utilizado pela Visa com a designação de Verified By Visa, e pela Mastercard com Secure Code.

Multibanco (ATM)

Sempre que efetuar a sua reserva através do site de Portugal, terá à sua disposição a forma de pagamento Multibanco (ATM) que lhe permite efetuar o seu pagamento de uma forma fácil e cómoda em qualquer caixa Multibanco ou através do seu serviço de Homebanking.

Esta opção encontra-se disponível para reservas efetuadas com uma antecedência mínima de 6 horas antes da partida, caso efetue a sua reserva através do Flytap, ou de 24 horas caso opte por fazer a sua reserva através dos sites TAP Victoria ou TAP Corporate.
 
Ao concluir a reserva, ser-lhe-ão indicados na página de confirmação todos os dados necessários para efetuar o seu pagamento através do Multibanco: 

  • Entidade
  • Referência para pagamento
  • Montante total

Estes dados serão igualmente enviados para o seu endereço de e-mail.
 
Para realizar o pagamento, basta selecionar a opção Pagamento de Compras no terminal Multibanco ou no serviço Homebanking. O pagamento através de Multibanco (ATM) encontra-se disponível apenas para cartões de débito emitidos em Portugal.
 
As reservas para voos com partida até 48 horas terão um prazo de pagamento de 3 horas. Nas reservas para voos com partida superior a 48 horas, o pagamento já poderá ser efetuado até às 20 horas do dia seguinte. Caso o pagamento não seja efetuado dentro dos prazos indicados, a reserva será automaticamente cancelada.
 
Ao disponibilizar agora o pagamento através de Multibanco (ATM) com uma antecedência mínima de 6 horas, no caso do Flytap, e de 24 horas, no caso dos sites TAP Victoria e TAP Corporate, a TAP Portugal está desta forma a assegurar aos seus clientes a possibilidade de escolha entre duas formas de pagamento: o cartão de crédito e o Multibanco (ATM). 
 
Escolha, compre e viaje com a TAP.

 

Tarifas

O preço de uma viagem depende de vários fatores e as companhias aéreas disponibilizam diferentes tipos de tarifas, das mais baixas e mais restritivas, às mais elevadas e menos restritivas.

Para conseguir encontrar as melhores tarifas, apresentamos algumas sugestões que poderá seguir:

  • Reservar com antecedência

Muitas vezes as tarifas mais baixas ou promocionais só podem ser compradas se reservar com bastante tempo de antecedência. Quanto mais próxima da partida for a data da reserva, menor será a possibilidade de encontrar as melhores tarifas já que estas são sempre as mais procuradas e têm um número de lugares limitado.

  • Noite de fim de semana

Tente passar a noite de Sábado para Domingo no destino escolhido. Algumas das tarifas mais baixas têm esta restrição.

  • Evitar viajar em época alta

Viaje em época alta apenas se necessário. Os lugares esgotam rapidamente e as melhores tarifas são as primeiras a serem vendidas. Há mais promoções na época baixa por haver maior disponibilidade de lugares.

  • Promoções

Visite o site da TAP regularmente e subscreva a nossa Newsletter. Esta é uma das melhores formas de conhecer as nossas promoções em primeira mão.

  • Planear bem - Poupar mais

As melhores tarifas são as mais restritivas. Planeie bem a sua viagem antes de efetuar a reserva já que muitas destas tarifas não permitem quaisquer mudanças ou reembolsos. Quando permitem, obrigam ao pagamento de uma penalização. Dependendo dos destinos, poderá ser menos dispendioso comprar um tarifa menos restritiva do que pagar uma penalização por alterações.

Tarifas Web

Tarifas Web são tarifas apenas disponíveis para venda através do site da TAP. Não encontrará estas tarifas em nenhum outro canal de venda. Este tipo de preços está devidamente assinalado durante o processo de reserva.

Tarifas de Residente

A TAP disponibiliza tarifas especiais para:

  • cidadãos portugueses residindo há pelo menos 6 meses na Região Autónoma dos Açores sempre que viajem para o Continente e/ou Região Autónoma da Madeira;
  • residentes na Região Autónoma da Madeira para viagens para a Região Autónoma dos Açores, ou que possuam contrato de trabalho válido por, no mínimo, um ano.

As reservas para Residentes devem ser realizadas separadamente dos outros tipos de passageiros porque têm tarifas específicas.

Na página de pagamento, antes de concluir a reserva, os passageiros Residentes deverão indicar o seu número de contribuinte e o número do seu bilhete de identidade como prova de residência numa das Ilhas Portuguesas. No caso de crianças e bebés que não possuam bilhete de identidade e cartão de contribuinte, deverão ser indicados os respetivos números de cartões dos pais.

Deverá apresentar os seguintes documentos no check-in:

  • cartão de contribuinte;
  • bilhete de identidade/passaporte;
  • contrato de trabalho.

Tarifas de Estudante

Em algumas rotas, a TAP disponibiliza tarifas especiais para estudantes. Estas são válidas para passageiros adultos que efetuem viagens de ida e volta entre os Açores e o Continente (e vice-versa), e entre os Açores e a Madeira (e vice-versa), mediante apresentação do respetivo certificado de estudante. Estas tarifas especiais são válidas apenas para passageiros entre os 12 e os 26 anos de idade, e são aplicáveis a:

  • Estudantes nos Açores que residam em Portugal Continental ou na Madeira (voos de/para o Funchal);
  • Estudantes em Portugal Continental, que residam nos Açores;
  • Estudantes na Madeira (voos de/para o Funchal) que residam nos Açores.

As reservas para estudantes devem ser realizadas separadamente dos outros tipos de passageiros devido a terem tarifas específicas.

Na página de pagamento, antes de concluir a reserva, os passageiros estudantes deverão indicar o seu número de contribuinte e o número do seu bilhete de identidade como prova de residência.

Os seguintes documentos deverão ser apresentados no ato do check-in:

  • cartão de contribuinte
  • bilhete de identidade/passaporte
  • certificado de estudante.

Para adquirir o formulário de certificado de estudante para obtenção destas tarifas, clique aqui.

Tarifas de Bebé

A TAP oferece tarifas especiais para bebés dos 0 aos 23 meses, que não permitem a ocupação de lugar, sendo obrigatório o acompanhamento por um adulto.

Caso o bebé complete os dois anos de idade até à data de regresso da viagem, deverá ser adquirido um bilhete de criança para toda a viagem, tendo assim direito a ocupar lugar sentado.

Neste caso, por razões de segurança, para os percursos nos quais o bebé não tenha ainda completado os 2 anos de idade, é obrigatório o uso de uma cadeira de carro para bebé e igualmente o acompanhamento por um passageiro adulto.

Tarifas Jovem e Sénior

Em algumas rotas, a TAP disponibiliza tarifas especiais para Jovens e Seniores.

As tarifas para Jovens são válidas para passageiros dos 12 aos 24 anos. As tarifas para Seniores são válidas para passageiros a partir dos 65 anos.

Os Jovens e os Seniores devem ser reservados separadamente dos outros tipos de passageiros porque têm tarifas específicas.

Caso pretenda adquirir uma destas tarifas, selecione a opção "Pesquisa Avançada" para efetuar a sua reserva. Se não existirem tarifas deste tipo para a rota selecionada, será alertado por uma mensagem no topo da página.

Taxas

Às tarifas adquiridas poderão ter sido adicionadas as taxas aeroportuárias, sobretaxa de combustível e segurança. Taxas adicionais poderão ser cobradas localmente nos aeroportos. Em alguns países será também aplicada uma taxa de serviço. 

Na secção "Preço Detalhado", durante o processo de reserva, poderá verificar o montante total a pagar discriminado por passageiro: tarifa, taxas e sobretaxas. Ao clicar em "Taxas e outros custos" poderá ver um discriminativo de todas as taxas aplicáveis à sua viagem.